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segunda-feira, 17 de junho de 2019

Rússia usou mídia social para manter eleitores da UE em casa, segundo relatório


Fontes ligadas à Rússia estão usando as mídias sociais na tentativa de influenciar as eleições na União Europeia, de acordo com um novo relatório sobre desinformação divulgado hoje pela Comissão Europeia, apenas um mês após as eleições parlamentares no sindicato.

O relatório, uma atualização sobre um plano contínuo para combater a desinformação, disse que algum progresso foi feito para impedir campanhas maliciosas. As autoridades disseram que os planos para combater as campanhas de desinformação por meio de uma força-tarefa mostraram progresso, e que o trabalho com empresas de tecnologia também resultou na maré de informações falsas.

O relatório disse que não poderia "identificar uma tentativa transfronteiriça distinta" para visar especificamente as eleições europeias. Mas, o relatório também descobriu que “as evidências coletadas revelaram uma atividade de desinformação contínua e sustentada por fontes russas com o objetivo de suprimir comparecimento e influenciar as preferências dos eleitores.” A atividade incluiu contestar a “legitimidade democrática” da UE e explorar tópicos polêmicos como imigração, com atores usando imagens como o incêndio da Catedral de Notre Dame "para ilustrar o alegado declínio dos valores ocidentais e cristãos na UE".

De acordo com o relatório, o número de casos de desinformação atribuídos a fontes russas dobrou entre 2018 e 2019, saltando de cerca de 430 em janeiro de 2018 para quase 1.000 no ano seguinte. Enquanto a Rússia foi destacada pelos esforços, a UE disse que "outros atores externos também estão envolvidos".

No mês passado, os europeus votaram em eleições parlamentares em toda a UE, um evento que levantou preocupações sobre potenciais operações de influência estrangeira. O relatório constatou que a UE havia interrompido com sucesso muitas dessas operações. Ainda assim, o relatório alertou contra a "complacência".

Fonte: The Verge

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