terça-feira, 11 de junho de 2019
O maior concorrente do Xbox não é o PlayStation
Na E3 2013, a Microsoft tropeçou nos seus atacadores enquanto tentava justificar o preço inesperadamente alto e o ecossistema complexo de seu próximo console, o Xbox One. Ele exigia uma conexão com a Internet e bloqueava as compras para contas específicas, interrompendo os processos de revenda e compartilhamento de jogos estabelecidos. Além disso, os executivos repetidamente rejeitaram as preocupações dos fãs. Quando Phil Spencer, então chefe da Microsoft Studios, anunciou um preço de US $ 500 para o Xbox One, o público da E3 ofegou e ficou em silêncio.
Horas depois, a Sony subiu ao palco. Executivos apresentaram seu novo console, o PlayStation 4, como o bálsamo para queimar o Xbox. Ele não precisava de uma conexão com a Internet para funcionar, os jogos usados funcionavam muito bem e os títulos não eram vinculados a contas on-line, facilitando o compartilhamento com discos físicos. O chefe do PlayStation, Jack Tretton, anunciou que o preço do PS4 de $ 400 e os aplausos explodiram em todo o estádio.
Uma semana depois da E3, a Microsoft reverteu seus planos para o Xbox One. Ele mudou suas políticas de DRM, descartou suas metas on-line e lançou um console que funcionava muito como as caixas de gerações passadas, e muito parecido com o PS4.
O PS4 vendeu mais do que o Xbox One de dois para um. E então, a indústria começou a mudar.
Quase exatamente um ano atrás , olhei para o plano original da Microsoft para o Xbox One e percebi que fazia muito sentido. Os maiores jogos do dia são experiências apenas online. As compras online superaram as vendas de discos físicos desde 2013 e, no ano passado, 83% de todas as vendas de jogos foram digitais, de acordo com a Statista . A Microsoft recuperou terreno com os fãs com o serviço de assinatura do Xbox Game Pass e sua disposição em permitir o jogo entre plataformas. A Microsoft até lançou uma versão totalmente digital do Xbox One S em março.
É assim há quase 18 anos. O Xbox e o PlayStation empurram e puxam os modelos de negócios um do outro, definindo os padrões dos jogos de consoles no processo. Recentemente, a pressão do Xbox e Nintendo forçado Sony adotar cross-play, pelo menos em um poucos títulos .
No entanto, o universo dos videogames está se expandindo. O Google, um gigante de tecnologia e existência online, está mergulhando em jogos com o Stadia , um serviço de nuvem que promete a capacidade de transmitir qualquer título para qualquer dispositivo. Se funcionar, alterará permanentemente a forma como jogamos e fazemos jogos. Stadia lança, de forma limitada , em novembro.
Atualmente, apenas uma empresa de jogos está pronta para competir com o Google. Spoiler: Não é Sony.
Cruze os fluxos
A Microsoft está se preparando para isso há anos. A empresa tem sua própria rede em nuvem, o Azure, e está criando um serviço de streaming codinome Project xCloud. Todos os jogos que rodam no Xbox One, incluindo os títulos compatíveis com versões anteriores do Xbox 360, poderão ser jogados via xCloud, dando ao serviço uma linha de estreia de mais de 3.500 títulos. Uma versão beta deve ser lançada este ano, sobre a qual a Microsoft provavelmente falará em apenas algumas horas.
Há alguns dias, o Google hospedou uma transmissão ao vivo pré-gravada (o grande oximoro da mídia moderna) sobre a Stadia. Foi uma experiência de 25 minutos rigidamente controlada, liderada pelo chefe da Stadia, Phil Harrison, que entregou um roteiro com os detalhes do lançamento do serviço, enquanto ele se dava mans em um fundo branco e silencioso.
Em seu nível superior e com uma conexão de pelo menos 35 Mbps, a Stadia promete jogos HDR sem latência, 4K, a 60 qps e com som surround 5.1, tudo em um Chromecast Ultra, Pixel 3 ou qualquer laptop ou PC. Terá mais de 30 jogos disponíveis para compra no lançamento, incluindo Borderlands 3 , The Elder Scrolls Online , Destiny 2 , Final Fantasy XV e Mortal Kombat 11 . Eventualmente, o serviço será lançado em outros dispositivos e incluirá a capacidade de enviar jogos para amigos por meio de hiperlinks. O Google promete que os jogos serão carregados em cerca de cinco segundos.
Isto é, se funcionar.
Empresas como o OnLive e o Gaikai prometeram experiências contínuas de streaming de jogos no passado, mas foram claramente implementadas cedo demais. Esses serviços ofereciam jogos quebrados, carregados de lag, quando funcionavam. A Sony comprou o Gaikai em 2012 e apoiou um serviço em nuvem, o PlayStation Now , nos últimos quatro anos, mas ainda não oferece jogabilidade consistente ou confiável . A GeForce Now da NVIDIA é a melhor prova de conceito atualmente no mercado, mas está em beta desde 2013.
O Google argumenta que a Stadia funcionará porque a empresa passou as últimas duas décadas construindo uma rede de nuvem global e densa. Além disso, a empresa mantém um relacionamento direto com os principais provedores de serviços de Internet, como a AT & T e a Comcast, fornecendo uma linha direta de dados de seus servidores para o seu dispositivo. O Google hospedou uma versão beta do Stadia em outubro e os resultados tiraram os desenvolvedores da água.
"É a profundidade das relações de emparelhamento que temos com os ISPs para trazer os dados do Google para a internet hoje", disse o diretor da Stadia, Phil Harrison, ao Engadget em março . "Somos capazes de construir em cima disso para construir uma experiência de jogo de alto desempenho transmitida aos jogadores. Considerando que outros serviços de streaming que vieram antes tiveram que passar por esse cenário de multi-hop, sabemos o que é preciso para obter a essa alta qualidade ".
No entanto, o Google não tem um relacionamento especial com todos os ISPs do mundo. Existem mais de 2.000 ISPs apenas nos EUA, muitos cobrindo áreas rurais que rotineiramente lutam para manter velocidades consistentes de internet. Fibra óptica, o canal mais rápido da Internet, nem sequer é acessível em 70% da nação. O Google já aumentou silenciosamente a velocidade mínima de conexão recomendada para fluxos de 4K Stadia de 25 Mbps para 35 Mbps .
Tudo isso significa que a Microsoft tem uma chance. O Google está prometendo uma versão perfeita de streaming e, em novembro, terá que entregar. Enquanto isso, a Microsoft poderá assistir e aprender.
O Xbox é a única marca de jogos com acesso à infraestrutura de servidores do nível do Google, e a Microsoft é uma das poucas empresas de tecnologia com capital, recursos e experiência em computação em nuvem suficientes para tornar a transmissão de jogos uma realidade. A Sony não pode competir neste nível e os executivos sabem disso. O hardware da empresa, comumente chamado de PlayStation 5 , é uma atualização tradicional do console, suportando gráficos 8K e áudio 3D com um novo CPU e GPU. Definitivamente não chegará ao mercado este ano, mas quando isso acontecer, ele terá uma unidade de disco.
A Microsoft está se afastando desse modelo tradicional. Claro, ainda vai lançar novos consoles com coragem reforçada , mas o negócio por trás dessas caixas está mudando. A Xbox está fortalecendo seu bioma digital com o Game Pass Ultimate , que combina Xbox Live Gold e Game Pass. Está testando as águas para uma geração de consoles somente on-line com o Xbox One S All-Digital Edition. Ele está habilitando o cross-play com qualquer jogo e plataforma, e expandindo suas ofertas de PC . Está colocando o Halo no Steam.
O Xbox está saindo do espaço dos consoles para competir com o mercado de tecnologia mais amplo. O PlayStation não é mais a principal preocupação do Xbox.
A Microsoft e a Sony anunciaram uma parceria de computação em nuvem em maio deste ano. Sob este acordo, a Sony utilizará os centros de dados e serviços de inteligência artificial da Microsoft para seus próprios esforços de jogos e streaming. Enquanto isso, a Microsoft terá acesso aos sensores de imagem da Sony. A parceria pode ser uma notícia positiva para o futuro do cross-play - e significa que a Sony pode estar pronta para competir em streaming -, mas também é um sinal de que a Microsoft está confiante em sua posição de líder neste segmento. notório rival do jogo como um cliente da nuvem.
Netflix, mas para jogos
O Google é grande o suficiente para que a Stadia caia e queime, e a empresa poderia sair com apenas um pontinho em seu modelo de negócios, muito parecido com o Fiber. E o YouTube Gaming. E o Google+. E De Vidro. E o projeto Ara. E você consegue. Xbox e Sony, entretanto, têm reputação e fluxos de receita para proteger.
O Xbox errou o timing do jogo digital uma vez antes, e não há garantia de que hoje será diferente. No entanto, é certo que o streaming desempenha um papel enorme no futuro dos videogames. A infraestrutura global de internet cresce mais a cada dia, e avanços como o 5G estão no horizonte. Na próxima década, é provável que o Xbox, o PlayStation e até o Stadia evoluam para aplicativos como HBO Now, Hulu ou Netflix. O hardware de jogos dedicado se tornará, e já está se tornando, menos importante para o jogador cotidiano.
Neste mundo, o conteúdo é rei. A PlayStation tem uma história rica em franquias exclusivas e a Xbox tem algumas delas - além de ter comprado alguns criadores notáveis na Xbox Game Studios. Microsoft e Sony vão competir na eternidade, quando se trata de jogos. Microsoft e Google, no entanto, estão construindo a plataforma na qual esses jogos existirão.
Fonte: Engadget
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário