segunda-feira, 24 de junho de 2019
O Google Maps mostra milhões de empresas falsas de acordo com o "WSJ", embora a empresa minimize o problema: é assim que funciona a trapaça
O Google Maps mostra informações sobre até 11 milhões de empresas que, na realidade, não existem. Isso é o que garante um relatório publicado pelo The Wall Street Journal, que também aponta para a companhia da Califórnia aproveitando-se disso. Supostamente, ele o faria através das ferramentas de pagamento que ele oferece para priorizar as empresas nas listas de seus mapas.
O jornal descobriu que, na busca por encanadores em Nova York, treze dos primeiros vinte resultados da busca no Google incluíam endereços que não existiam e apenas dois eram empresas reais que seguiam as regras estabelecidas pelo gigante tecnológico.
Google não tem sido lento para responder a pesquisa realizada pelo The Wall Street Journal , que receberam o testemunho de especialistas em pesquisa, funcionários e ex-funcionários da empresa, minimizando o problema, garantindo que "perfis falsos são empresas uma pequena porcentagem " dos perfis de negócios em geral que listam sua ferramenta cartográfica.
É assim que esse engano lucrativo funciona
A presença de negócios falsos - seja "milhões" ou apenas "uma pequena porcentagem" - no Google Maps é perfeitamente explicada pela história que abre a história do ambiente americano.
Nancy Carter, uma funcionária aposentada, tem o hábito de pedir ajuda ao Google. Para ela e muitas outras pessoas, o mecanismo de pesquisa e suas ferramentas determinam o que é real. Eles são confiáveis quando se trata de encontrar, pelo menos, empresas como um restaurante ou uma empresa de reparos. A maioria já usou alguns dos serviços do Google para pesquisas semelhantes.
A Sra. Carter encontrou informações sobre um serviço de reparos em sua cidade que ela havia usado anteriormente e ligou para marcar uma visita domiciliar. Ele precisava consertar a porta da sua garagem. O que ela não sabia é que, aproveitando o fato de que o Google Maps é o lugar onde muitas pessoas como ela vão procurar serviços como os que ela procurava, há pessoas que introduzem informações errôneas ou fraudulentas . Existe o problema.
Ela ligou pensando que havia contatado o serviço que já conhecia. No entanto, que ela chegou em casa era um homem em uma van nenhum sem marcação que queria cobrar por má reparação sua porta da garagem quase o dobro do que estava pedindo a empresa com a qual ela acreditava que tem reparação acordado . Ao ver o fudge, Nancy Carter não pagou. E o trabalhador começou a atormentá-la repetidamente, indo até a casa dela para pedir o pagamento várias vezes, de acordo com o relatório.
"Três anos mais tarde, o Google ainda não parece parar a proliferação de listas de empresas fictícias e vigaristas agressivos em seu motor de busca. Golpes são rentáveis para quase todos os envolvidos, incluindo o Google , " diz The Wall Street Journal.
Google defende-se: "empresas falsas são uma pequena porcentagem"
Como dissemos na introdução, o Google não demorou a defender-se da controvérsia levantada . Em um artigo publicado em seu blog oficial e escrito por Ethan Russell, gerente de produtos do Google Maps, a empresa explica como combater perfis de negócios falsos em seus mapas e minimizar o número deles.
Russell diz que ocasionalmente scammers fazer uso do Google Maps, a fim de cobrar os proprietários de negócios para as funções que são realmente livres, permitindo que os usuários que aparece como empresas reais ou seguindo a mesma técnica de representação feito com certos dados de potenciais clientes e depois vendê-los. Embora, eles dizem, "perfis de negócios falsos são uma pequena porcentagem".
Do Google, conforme explicado na publicação, eliminou no ano passado mais de três milhões de perfis de empresas falsas que se apresentavam como verdadeiros negócios locais com o objetivo de enganar potenciais clientes. Deles, eles asseguram que mais de 90% foram eliminados antes que um usuário pudesse ver o perfil.
Além disso, eles dizem que seus sistemas internos foram responsáveis por mais de 85% dessas exclusões, que mais de 250.000 desses perfis fraudulentos eliminados foram relatados pelos usuários e que eles desativaram mais de 150.000 contas de usuários que se revelaram abusivas. Esses dados, dizem eles, representam um aumento de 50% em relação a 2017.
Este ano, a empresa californiana introduziu novas maneiras de notificar empresas suspeitas, depois de ler suas políticas a esse respeito. As empresas podem ser relatadas individualmente ou de forma múltipla. O Google se compromete a investigar se o perfil viola suas políticas e se a conta a partir da qual foi criado também é suspeita, ele também será investigado no caso de um abuso mais amplo ter sido cometido.
Fonte: Genbeta
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